Blog

Começa o ano de oportunidades

Depois do Carnaval, muitos dizem que o ano começa. E, percebendo um cenário positivo para a recolocação profissional, nada melhor do que rever o currículo para buscar esse objetivo ou mudar de carreira. Mesmo com as dificuldades atuais, há um cenário econômico com baixa taxa de desemprego. Contudo, mesmo em meio a esse panorama, observamos uma parcela de profissionais que enfrentam desafios na procura da oportunidade.

Candidatos que adotam uma abordagem proativa, e têm capacidade de enxergar os obstáculos previamente, estarão mais preparados para se destacar no mercado. Entretanto, é fundamental que os profissionais adotem estratégicas específicas.

É essencial realizar autoavaliação constante para verificar as lacunas e montar, assim, um plano de desenvolvimento alinhado com as demandas do mundo do trabalho. Faça cursos, certificações e treinamentos sempre que possível. A pessoa deve investir em si para manter, e aperfeiçoar cada vez mais, as habilidades técnicas, em sintonia com a exigência das empresas.

Uma outra dica que é muito necessária: construa e alimente as relações profissionais. O networking amplia as oportunidades de recolocação e, também, proporciona acesso a informações privilegiadas sobre o mercado. Participe de eventos do setor de seu interesse, e engaje-se em plataformas profissionais para fortalecer a rede de contatos.
Revise, atualize o seu currículo com frequência. E modifique-o, antes de enviar à empresa de interesse, de maneira que evidencie o que a vaga exige de essencial e desejável, com ênfase nas experiências compatíveis com a oportunidade que está surgindo. Assim, o seu CV fica mais atrativo.

Quando for participar de uma entrevista de emprego, é necessário manter-se flexível e focado. Evite desmarcar e seja pontual. Planejar, anteriormente, as possíveis perguntas favorece um comportamento mais seguro nesse momento. Aguarde o direcionamento da entrevista pelo recrutador, e responda às perguntas solicitadas de forma clara. Apresente de que forma os obstáculos foram superados em situações profissionais anteriores e destaque, sempre, os resultados positivos. Esses são os principais comportamentos esperados na entrevista. Mostre-se assertivo e motivado nos objetivos de crescimento na empresa.
E, claro: planeje bem a sua carreira. Tenha uma abordagem estratégica para enfrentar desafios e identificar oportunidades. Isso é necessário para se destacar em um mercado de trabalho tão dinâmico.

Profissionais que adotam as estratégias mencionadas estão no caminho para um gerenciamento de carreira diferenciado, pois demonstram um diferencial significativo frente ao atual mercado competitivo, cujas maiores oportunidades são aquelas direcionadas à área de tecnologia. Atualmente, inclusive, está surgindo um novo movimento de vagas: as previstas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pactuados pela ONU. Isso significa que toda a sociedade, incluindo as empresas, precisa estar fortalecida no cumprimento de ações voltadas à inclusão, à equidade de gênero e à redução de desigualdades. Esse movimento, além de ampliar as áreas de atuação no mercado, cria uma consciência coletiva para formar uma sociedade mais justa. Os profissionais que estiverem alinhados a esses direcionamentos estarão sempre em destaque.

Compartilhe